
A ponte rolante é uma solução muito eficiente para a movimentação de cargas em diversos tipos de ambientes industriais
Este equipamento funciona de modo inteligente e eficaz para a elevação e também transportes de cargas pesadas em diversas posições e direções
A ponte rolante é um equipamento fundamental para os setores da construção civil e logística siderúrgica dentre outras que precisam da utilização de equipamentos.
Esses equipamentos devem ser eficientes e capazes de trazer um aumento na produtividade; como também a garantia de uma segurança não apenas nos transportes dos materiais, mas também para os operadores.
Pode-se dizer que a ponte rolante passou por uma evolução significativa e foram incorporadas tecnologias e sistemas de modo automatizado.
Nos dias atuais elas se destacam como equipamentos fundamentais para as indústrias de todos os portes.
Componentes de uma Ponte Rolante
Os componentes presentes na ponte rolante fazem com que este equipamento seja capaz de realizar tarefas eficientes em toda logística de uma indústria:
Motor para ponte rolante: Tem como principal função a geração de força para a movimentação do equipamento.
Talha ponte rolante: É um tipo de dispositivo para abaixar as cargas de modo elétrico, pneumático ou manual.
Trilho para ponte rolante: Essa estrutura vai definir todo o percurso da ponte dentro da área de operação.
Barramento para ponte rolante: É o sistema elétrico que vai alimentar e garantir a movimentação contínua.
Botoeira ponte rolante: É uma espécie de painel de controle do operador a fim de controlar todos os movimentos do equipamento.
Todos esses elementos trabalhados em conjunto irão trazer todo o funcionamento de modo eficaz e seguro.
Tipos de Pontes Rolantes
Existem diversas configurações de pontes rolantes, cada uma para diferentes necessidades:
Monoviga: Ideal para operações leves a moderadas, com menor custo de implementação.
Dupla viga: para cargas mais pesadas e maior alcance.
Suspensa: Perfeitas para espaços limitados, pois utilizam estruturas suspensas em vez de trilhos no chão.
Específicas por setor: Algumas indústrias, como a metalúrgica, demandam equipamentos para tarefas específicas.
Ponte Rolante Industrial
A ponte rolante industrial tem uso de modo amplo a fim de trazer otimização para logística interna em indústrias de diversos setores como na mineração, na siderurgia e na construção civil.
Esse equipamento é capaz de trazer também uma redução nos custos de modo geral, aumento da produtividade e segurança durante todo o manuseio de cargas em ambientes da indústria.
Ponte Rolante Industrial: implementação e Considerações
NR e Segurança para Ponte Rolante
A NR 11 é a norma de segurança que estabelece requisitos específicos para o uso desse equipamento; dentre esses requisitos podemos citar o treinamento obrigatório para todos os operadores do equipamento, as inspeções periódicas a fim de evitar possíveis danos ou falhas estruturais durante o uso do equipamento, o uso de botoeiras e controles remotos também com a finalidade de reduzir riscos de possíveis acidentes.
Essa norma é fundamental para garantir o bom funcionamento do equipamento de modo a trazer não apenas benefícios para as indústrias, mas também segurança durante todos os processos para os trabalhadores e o ambiente.
Talha para Ponte Rolante
A talha é a parte principal de todo o equipamento, já que ela é responsável pela movimentação vertical das cargas. Há três tipos de talha principais que podemos destacar:
Manual: Esta possui um custo menor e é perfeita para as cargas mais leves.
Elétrica: excelente e rápida sendo uma das escolhas mais comuns em indústrias de todo porte.
Pneumática: Neste caso tem uma medição para áreas com maior risco de explosão, como por exemplo, as indústrias químicas.
Manutenção de Ponte Rolante
Não é segredo que a manutenção de uma ponte rolante é primordial para garantir uma funcionalidade eficaz e evitar possíveis acidentes.
Para essa manutenção não pode, portanto, haver negligência e é preciso levar em conta os três principais tipos de manutenção. Veja a seguir:
Preventiva: É preciso realizar uma inspeção regular a fim de identificar falhas em todo o equipamento que pode trazer riscos.
Corretiva: Neste caso o reparo dos componentes ruins deve tser corrigido sempre que necessário.
Preditiva: Os sensores são eficientes para monitorar o desempenho em tempo real, o que torna a manutenção ainda mais eficiente.
Concluindo…
Você viu aqui, portanto, que a ponte rolante é um equipamento fundamental para movimentação eficaz e segura de cargas em todos os setores industriais.
É um equipamento que permite uma adaptação a diferentes necessidades, desde operações mais simples até mesmo para trabalhos que exigem um pouco mais de complexidade por conta do ambiente; como no caso das siderúrgicas, mineração e construções civis.
Além disso, a ponte rolante vai aumentar a produtividade, diminuir os custos nas operações; então o uso desse equipamento garante uma segurança maior para todos os trabalhadores e diminui de forma significativa os riscos de acidentes e otimiza todos os processos logísticos.
Com os avanços da tecnologia o equipamento está ainda melhor com um sistema muito mais automático; com sensores inteligentes que são capazes de desempenhar algo mais preciso e confiável, porém para que este funcionamento seja de fato adequado é preciso seguir a norma de segurança citada anteriormente; a NR 11 e realizar as manutenções periódicas.
Na aquisição de uma ponte rolante a escolha deve ser feita com base nas necessidades específicas da operação, assim vai garantir que o equipamento ofereça o melhor custo-benefício.
Deve-se ter atenção também aos componentes da segurança e a manutenção para que o investimento estratégico realmente tenha valor para a indústria que precisa ter uma logística segura nas operações gerais.
Conheça os equipamentos da ROVELA e aumente a eficiência da sua operação com tecnologia e segurança.